Por  Wandy Ribeiro - Poe Na Roda  

Que o consumo de tabaco, álcool, má alimentação, falta de atividade física ou estresse em excesso, podem causar diversos problemas à saúde do coração, é possível que você já saiba. Pois, como bem se sabe, esses hábitos são os principais responsáveis por doenças como hipertensão, colesterol e obesidade.

Entretanto, o que muita gente não sabe é que quase todos os hábitos ruins que podem trazer problemas ao coração, também são, muitas vezes, os responsáveis por atingir a vida sexual dos homens, devido à tão temida disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência.

Conforme explica o professor de Urologia da UNIFESP e urologista do Hospital Sírio Libanês, Fernando Almeida, a dificuldade de ter ou manter uma ereção pode estar associada a problemas vasculares, estresse ou maus hábitos alimentares e consumo de álcool e tabaco. “Durante a ereção, a artéria peniana se abre, para a passagem de um fluxo intenso de sangue, que mantém o pênis ereto. Quando há um acúmulo de gordura nos vasos do corpo, causando a obstrução das artérias, a passagem do sangue será limitada e, portanto, a ereção também”, diz especialista.

De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a condição é o segundo problema de saúde mais temido pelos homens, depois das doenças cardiovasculares e o infarto, pois, afeta não só a vida saudável e sexual do paciente, mas também a autoestima. 

No entanto, o médico alerta que existem várias opções de tratamentos para o problema. “Existem opções de tratamento para a disfunção erétil com medicações via oral, injeções intracavernosas e tratamentos definitivos como a colocação de um implante”, encerra o especialista.

 

compartilhe: